A contribuição da Pipefy na jornada empreendedora dos alunos da UFPR

pipefy-empreendedorismo

De 22 a 26 de Outubro de 2018, aconteceu a VII Semana Acadêmica de Administração da Universidade Federal do Paraná. Como de costume em semanas acadêmicas das universidades do Brasil, os centros acadêmicos de cada curso convidam especialistas em diversas áreas para transmitirem seus conhecimentos e inspirarem os alunos.

Com base nas propostas e objetivos da VII Semana Acadêmica de Administração, que tinha como slogan a frase “Conhecimento gera Inovação”, foram convidados para o evento dois integrantes do nosso time da Pipefy: o CEO, Alessio Alionço e o  Head de Sales Development, Giovanni Riva.

Giovanni foi convidado para palestrar no dia de abertura do evento e trouxe para os alunos seus conhecimentos sobre “Gestão de Equipes de Alta Performance em Alta Velocidade”. Na sua apresentação, a ideia era expor aos universitários o perfil de funcionários, o ambiente de trabalho em grandes empresas e como um líder deve gerir sua equipe de trabalho.

giovanni-riva-pipefy

Para Giovanni, um ambiente de trabalho de sucesso em alta performance deve seguir três premissas básicas:

1. As pessoas são confiáveis e comprometidas: um líder deve partir do princípio que as pessoas que compõem sua  equipe de trabalho são confiáveis para cumprir seus prazos e comprometidas com suas tarefas, sendo essa a base de uma pirâmide do sucesso;

2. As pessoas estão com você porque querem: elas colocam a cultura do local de trabalho no topo da lista de prioridades quando escolhem uma empresa para trabalhar. Para serem eficientes elas devem gostar do que fazem;

3. As pessoas terão ideias melhores que as suas: é necessário ser um líder aberto e aceitar que não será o melhor e nem sempre terá a melhor resposta para todos os problemas. Isso vai fazer com que a sua equipe alcance um nível alto de excelência;

No dia seguinte, o evento teve como subtema o Empreendedorismo. Nosso CEO, Alessio, foi um dos convidados. Sua apresentação foi “O que eu gostaria que tivessem me falado quando decidi empreender?”. Alessio focou em transmitir para os alunos as informações que gostaria que ele soubesse quando pensou em empreender no seu período de universitário.

Alessio tem uma grande experiência como empreendedor, começou sua caminhada em 2008 com a AcessoZero, uma startup de marketplace de serviços vendida para o Apontador.com quatro anos depois, em 2012.

Durante sua trajetória como empreendedor, ele sentiu algumas dores com relação a gestão de processos. Depois de trabalhar seis meses como consultor em Israel, criou uma plataforma global online e customizável, a Pipefy,  empresa que hoje é CEO.

debate-pipefy-empreendedorismo

A ideia da apresentação foi abordar da forma mais clara os desafios e fatos relevantes para todos que tem vontade de empreender. Entre as dicas que o Alessio deu, tiveram: como criar uma rede de contatos, como superar o medo de empreender, a necessidade de ser proativo, como pensar no passo a passo do problema, e de nunca deixar de pensar grande.

Logo após sua apresentação, Alessio participou de um debate com os outros 2 palestrantes da noite: Heber Dionizio, Co-Founder da Contabilizei, e Leonardo Mack, CEO da Sefgy. O debate foi mediado pela estudante de Administração, e Customer and Marketing Intelligence na Pipefy, Paula Sampaio. Algumas perguntas foram feitas pelos mais de 200 estudantes presentes no auditório da Universidade Federal do Paraná.

Ao final do evento, Alessio Alionço disse ter gostado da experiência. Por ser ex-aluno da Universidade Federal do Paraná, ficou surpreso com a próatividade e disposição dos universitários em buscarem pessoas do mercado para compartilharem suas experiências, algo que não acontecia durante seu período de Universidade.

Giovanni Riva também disse ter gostado da experiência de palestrar para os alunos. Por se tratar de uma Universidade que formou muitas pessoas boas do mercado de trabalho e poder ajudar os universitários cheios de dúvidas a entenderem melhor esse momento atual, faz com que seja algo gratificante para os palestrantes.

Written by Brunno Kriger, Content Marketing Intern at Pipefy and an Advertisement student. Addicted to soccer and football, when he is in free time likes to meet friends and relax.