Para 79% dos líderes de empresas, IA deixará automação de processos 25% mais eficiente

Imagem mostra a capa de um ebook com uma mulher ao computador, e ao lado o título Pesquisa: o Impacto da Automação de Processos

Pesquisa O Impacto da Automação de Processos revela percepções de executivos de grandes empresas sobre tecnologias de automação

Curitiba, Brasil  – Setenta e nove por cento dos líderes empresariais e de TI esperam que a inteligência artificial impulsione a eficiência da automação de processos em pelo menos 25%. Esse é um dos números revelados pela pesquisa Process & Workflow Automation, encomendada pela Pipefy. Mais de um terço (34%) dos entrevistados preveem ganhos de eficiência de mais de 50% quando a IA generativa é combinada à automação de processos em empresas.

73% dos executivos ouvidos dizem que sua empresa já faz algum uso de iniciativas de IA, e acreditam que a aplicação de IA à automação de processos terá os seguintes impactos:

• 53% preveem melhor uso do tempo dos colaboradores
  • 51% esperam uma vantagem competitiva
  • 50% antecipam melhoria na eficiência operacional
  • 47% esperam acesso mais rápido à análise de dados

Benefícios da automação

Os líderes de negócios e de TI adotam soluções de automação por diversos motivos. De acordo com a pesquisa, suas principais motivações incluem:

• 74% pretendem aumentar a eficiência
  • 73% desejam melhorar a produtividade
  • 55% buscam redução de erros

Entre os principais benefícios da automação de processos citados estão:

• Melhores dados e melhor tomada de decisão (59%)
  • Mais agilidade (57%)
  • Economia de custos (57%)

“As empresas hoje enfrentam o desafio de aumentar a eficiência em todas as suas áreas, e quando você combina IA e automação de processos em uma única solução, isso proporciona grandes benefícios de eficiência e produtividade às empresas”, afirma Alessio Alionço, CEO e Fundador da Pipefy. “Com nosso novo recurso de IA generativa, nossos clientes têm mais controle do que nunca sobre seus processos. E para organizações que possuem grandes quantidades de dados, esses recursos podem tornar os dados ainda mais significativos.”

Embora muitas empresas usem soluções de automação de processos, alguns entrevistados indicaram que os desafios para implementar essas plataformas incluem limitações na própria capacidade das equipes de TI (34%) e complexidade do tech stack (30%). Mais da metade de todos os entrevistados (51%) admitem depender de pelo menos 100 soluções tecnológicas diferentes, incluindo sistemas e bases de dados.

Avaliação de soluções de automação

Para os entrevistados, os critérios mais importantes na hora de avaliar uma solução de automação de processos são:

• Segurança (para 75%)
  • Facilidade de integração com outras ferramentas (64%)
  • Facilidade de uso (61%)
  • Capacidade de implementação rápida (56%)

“A automação de processos sem código, como a que o Pipefy oferece, elimina as curvas de aprendizado que muitas vezes são barreiras à adoção da tecnologia. Ao mesmo tempo, facilita continuamente a integração do tech stack das empresas, criando um ecossistema unificado”, acrescenta Alessio Alionço.

A pesquisa foi realizada pela Redpoint em agosto de 2023 com 160 entrevistados de empresas com 500 ou mais colaboradores, incluindo líderes empresariais, gestores e executivos de TI, Saúde, Financeiro e outros.

Acesse a íntegra aqui.

Pipefy é a plataforma de automação de processos no-code que aumenta a produtividade e eficiência das equipes, centraliza dados e padroniza processos para times de TI, Financeiro, RH, Atendimento ao Cliente e muito mais. Por meio de sua automação sem código, a ferramenta ajuda as empresas a conquistar eficiência operacional. A empresa tem sede em Curitiba (Brasil) e São Francisco (Estados Unidos). Em 2023, o Pipefy foi listado pela segunda vez no guia da Gartner para Plataformas de BPA.

Contato:

Carina Bacelar